QUARTA, 26/12/2018, 18:17

Prazo para eleitores que não votaram no 2º turno justificarem ausência acaba nesta quinta-feira

Justificativa pode ser feita pela internet ou nos cartórios eleitorais.

O prazo para justificar a ausência no 2º turno das eleições é de 60 dias após a votação e termina nesta quinta-feira, 27 de dezembro. Para justificar o não comparecimento às urnas no dia 28 de outubro, o eleitor precisa preencher um formulário, que está disponível no fórum eleitoral, e entregar lá mesmo, ou então enviar pelos Correios. O cidadão também precisa mandar alguma documentação que comprove a impossibilidade de votar.

Outra opção é a internet, pelo Sistema Justifica, que tem links nas páginas do Tribunal Superior Eleitoral e do TRE paranaense. O coordenador da Central de Atendimento ao Eleitor de Londrina, André Madureira, explica que, neste caso, o cidadão deve preencher o formulário online, declarar o motivo da ausência e digitalizar algum documento que comprove o impedimento em votar, uma passagem de avião ou um atestado médico, por exemplo.

O coordenador da Central de Atendimento ao Eleitor diz que a justificativa vai ser analisada pelo juiz eleitoral e o cidadão será notificado da decisão por e-mail.

Outra opção, segundo André Madureira, é pagar a multa. Nesse caso nem é precisão justificar a ausência na votação. O valor é de R$ 3,51 para cada turno ausente, mas nesse caso o cidadão precisa ir ao cartório eleitoral.

Para quem não votou no primeiro turno o prazo de justificativa acabou no dia 6 de dezembro.  O voto é obrigatório para cidadãos com idade entre 18 e 70 anos. Para os jovens eleitores entre 16 e 17 anos e maiores de 70 anos ele é facultativo.

Se o eleitor não votar e não justificar três vezes sem quitar as multas, o título é cancelado e o cidadão não consegue tirar passaporte, carteira de identidade, alguns tipos de empréstimos e ainda fica sem receber salário, no caso de função ou emprego público. Além disso, o eleitor em situação irregular fica impedido de ser nomeado para concurso público.

Comentários