TERCA, 11/06/2024, 13:59

Preço dos combustíveis deve subir no Paraná

As distribuidoras informaram que medida provisória do governo federal vai refletir na elevação nos preços e as altas serão repassadas aos postos

A medida provisória do governo federal, prevista para entrar em vigor nesta terça-feira (11, deve refletir no aumento dos preços dos combustíveis no Paraná. A MP altera a compensação de créditos e PIS/COFINS, ferramenta tributária comumente utilizada pelas companhias distribuidoras. A medida foi a forma que o governo encontrou para compensar a desoneração da folha de pagamentos de setores da economia e de municípios, com o objetivo de cumprir a meta de déficit zero em 2024.

De acordo com o economista Marcos Rambalducci, com a mudança, agora os créditos de Pis/Cofins não podem ser abatidos em outros tipos de tributação.

A Paranapetro - Sindicato dos Revendedores de Combustíveis e Lojas de Conveniências do Estado do Paraná já avisou que haverá reflexo e impacto no preço da gasolina (entre 4 e 7%) e do diesel (1% a 4%).  As altas serão repassadas aos postos e consequentemente aos consumidores.

Para o economista, o aumento não deveria refletir sobre o combustível porque existe crédito do imposto na venda desse produto.

Rambalducci ressalta que o combustível e a energia elétrica são dois produtos que atingem toda a cadeia produtiva e que qualquer aumento inevitavelmente chega ao preço final.

Por Juliana Takaoka

Comentários