SEGUNDA, 23/03/2020, 09:38

Prefeito decreta situação de emergência em Tamarana e determina fechamento do comércio

Entre as medidas, os estabelecimentos comerciais que não trabalham com atividades consideradas essenciais deverão fechar as portas a partir de segunda-feira (23).

Foi assinado pelo prefeito Beto Siena, na tarde deste sábado (21), o decreto municipal 048/2020, que declara situação de emergência em saúde pública em Tamarana e coloca em prática regras mais rígidas para ampliar as ações no município para combater o novo coronavírus. 

Entre as medidas, os estabelecimentos comerciais que não trabalham com atividades consideradas essenciais deverão fechar as portas a partir de segunda-feira (23).

A restrição se aplica a grande parte do comércio de Tamarana e vale por 15 dias corridos. Quem não cumprir o decreto pode ter o alvará suspenso, além de ser multado.

A paralisação só não abrange estabelecimentos como farmácias, supermercados, açougues, padarias, bancos e postos de combustíveis. Estes locais, no entanto, também devem seguir uma série de protocolos em prol da saúde pública. 

Há permissão para que atividades comerciais sejam feitas por meio de serviço de entrega (delivery). 

Além disso, de segunda-feira em diante, o ônibus gratuito fornecido pela prefeitura deixará de circular em Tamarana por prazo indeterminado.

Em vídeo dirigido aos tamaranenses, o prefeito e a secretária municipal de Saúde, Dalva Siena, frisaram que a situação de emergência é uma atitude drástica, mas que, se a população não permanecer em casa de imediato, regras como essa terão pouco efeito para a barrar o Covid-19.

Até o momento, não há casos confirmados ou suspeitos da doença em Tamarana. O isolamento social, no entanto, é, atualmente, a medida mais recomendada pelas autoridades da saúde na luta nacional contra o novo coronavírus.

Por Pauta CBN

Comentários