SEGUNDA, 18/05/2020, 13:13

Prefeitura abre inscrições para curso de violência doméstica

Os interessados podem se inscrever pela Escola de Governo. Foram disponibilizadas 60 vagas. 

As inscrições para o curso sobre “Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher para Profissionais da Educação” estão abertas.  Os interessados podem se inscrever pela Escola de Governo. Foram disponibilizadas 60 vagas. O curso será transmitido on-line, facilitando o acesso de qualquer local e no melhor horário para o participante.

Ao todo, serão 56 horas de aprendizado sobre a caracterização da violência doméstica e familiar contra a mulher, seus impactos e consequências, as cinco formas de violência contra a mulher, as medidas protetivas de urgência, a dificuldade de romper com o ciclo da violência, e os serviços que podem ser encontrados na rede de enfrentamento à violência contra a mulher em Londrina.

A intenção é mostrar a importância da prevenção à violência contra a mulher nos diversos segmentos da sociedade, principalmente na área da educação, que tem um papel essencial na construção e no reconhecimento da igualdade entre homens e mulheres.

O curso é fundamental durante o período que se vivencia o isolamento social, onde o agressor e a vítima passam mais tempo no mesmo ambiente, podendo aumentar a incidência de casos de agressão e de violência doméstica.  

Uma campanha do Instituto Maria da Penha revelou que durante o período de pandemia, as agressões as mulheres e violência doméstica aumentaram em 50%. Também foi divulgado um vídeo na internet que repercutiu nacionalmente, causando impacto em toda a população. A intenção do vídeo é encorajar familiares e amigos a denunciar a violência contra mulher. 

Um canal  de denúncias é a central telefônica Disque-Denúncia (180) criada pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM). A denúncia é anônima e gratuita, disponível 24 horas, em todo o país. Os casos recebidos pela Central são encaminhados ao Ministério Público.

Estagiário Tiago Bernardino, com supervisão da editora-chefe Raquel Rodrigues

Por Pauta CBN

Comentários