SáBADO, 29/12/2018, 10:57

Prefeitura amplia atendimentos do Cadastro Único e chega a mais de 25 mil pessoas no ano

Secretária de Assistência Social diz que mutirões ajudaram a aumentar a inclusão de famílias londrinenses nos programas sociais do Governo Federal.

A Secretaria de Assistência Social de Londrina atendeu, em 2018, mais de 20 mil pessoas para a revisão e verificação do Cadastro Único, o chamado CADÚnico. Além dos atendimentos diários realizados nos CRAS do município, os mutirões realizados pela Secretaria aos sábados também ajudaram na tarefa. Foram feitos cerca de 2.500 cadastros de famílias que estavam em fila de espera.

Em novembro e dezembro, teve mutirão para atualização do cadastro dos atendidos pelo Benefício de Prestação Continuada, o BPC. As duas Praças de Atendimentos da Prefeitura abriram as portas aos sábados, das 8h30 às 17 horas. Com isso, cerca de 2.300 beneficiários idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência de baixa renda foram incluídos ou atualizaram seu cadastro.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Maria Inês de Mello, com os mutirões a ideia era ampliar ao máximo a quantidade de atendimentos, já que sem a atualização do cadastro os benefícios podem ser suspensos pelo Governo Federal em 2019.

A inclusão ou atualização cadastral permite o acesso a programas como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, além da tarifa social de água e de energia elétrica, entre outros. De acordo com a Secretária de Assistência Social, aproximadamente 47 mil pessoas estão registradas na base do Cadastro Único em Londrina, sendo que desse total, pouco mais de 19 mil famílias recebem o Bolsa Família.

No caso do BPC, que é administrado pelo INSS, a Secretaria não conseguiu contato com algumas famílias, porque o endereço está desatualizado ou mudaram de cidade. De acordo com a secretária, quase 10 mil pessoas possuíam Cadastro Único para o BPC até novembro e cerca de 1.390 estavam com os cadastros desatualizados.

As pessoas que ainda não atualizaram seus dados, ou precisam ser inseridas no Cadastro Único, ainda podem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social. A Prefeitura vai continuar os atendimentos normalmente até que o Governo Federal decida sobre o futuro dos programas sociais.

Qualquer dúvida é só entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social pelo 3378-0420 ou 3378-0431

Comentários