QUINTA, 17/06/2021, 18:23

Prefeitura amplia faixa etária de cadastro para vacinação contra Covid-19 de população geral

Pessoas com idade entre 40 e 49 anos já podem fazer registro pela internet. Imunização do público ainda não tem data definida.

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou na quinta-feira (17) o cadastramento de londrinenses sem comorbidades que façam parte do novo grupo etário. A população que atenda aos critérios para o registro pode acessar o site da prefeitura e informar os dados necessários.

É preciso realizar o procedimento para que, em um segundo momento, este público possa agendar a vacinação contra a Covid-19. Segundo a pasta, cerca de 76 mil pessoas fazem parte desta faixa etária no município.

Por enquanto, a vacinação segue atendendo o grupo sem comorbidades, com 50 anos ou mais, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto, além de professores da Educação Básica a partir dos 18 anos e do Ensino Superior com mais de 40 anos, trabalhadores aeroportuários, entre outros públicos prioritários.

No início da semana, o Governador Ratinho Junior anunciou um novo cronograma de imunização que contempla todos os paranaenses com mais de 18 anos até o fim do mês de setembro. De acordo com o calendário, o período destinado a aplicação da dose anti-covid à população geral a partir dos 40 anos, já teve início e segue até o dia 18 de julho

No entanto, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) afirmou que os municípios têm liberdade para administrar a logística de vacinação dos públicos, conforme disponibilidade dos imunizantes.

Em Londrina, cinco postos de vacinação estão aplicando o imunizante contra o coronavírus São elas, as Unidades Básicas de Saúde do Jardim do Sol, Alvorada, Ouro Branco e Eldorado, além do Centro de Imunização da Zona Norte.

De acordo com a última atualização do vacinômetro municipal, até o fechamento desta matéria foram aplicadas 176.451 primeiras doses anti-covid e 86.375 pessoas já receberam, inclusive, a segunda aplicação.

A reportagem da CBN Londrina entrou em contato com o Núcleo de Comunicação da Prefeitura para mais informações a respeito da ampliação no cadastro para vacinação contra a Covid-19, mas até o fechamento desta matéria, não tivemos retorno.

Por Victor Assis

Comentários