QUINTA, 27/03/2025, 16:22

Prefeitura de Cambé recolhe mais de 400 toneladas de lixo em duas semanas de mutirão contra a dengue

O município conta 2.920 notificações, 285 casos confirmados e quatro óbitos em investigação

A Prefeitura de Cambé divulgou que nas últimas duas semanas recolheu 119 caminhões, totalizando 417 toneladas de lixo, nos mutirões de limpeza contra a dengue. O montante engloba somente as ações promovidas nas áreas de abrangência do São Paulo, Santo Amaro, Silvino, Novo Bandeirantes e Algacyr Ferreira. Essa é apenas uma das ações que a Secretaria Municipal de Saúde Pública vem fazendo para combater a doença em Cambé, além do próprio mutirão, que já acontece novamente neste sábado (29), no Jardim Ana Rosa.

Com isso, para auxiliar a população no combate à doença e descarte de qualquer objeto que possa acumular água, a Prefeitura vem realizando os mutirões de limpeza nas áreas de maior incidência de dengue.

De acordo com Anderson Marquini, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde, a ação é considerada a mais importante, já que elimina locais que possam vir a ser criadouros para o mosquito, evitando que o ciclo de reprodução dele se inicie e o problema aumente.

Além dos mutirões, a Secretaria segue com a atuação dos Agentes de Combate às Endemias nas casas; campanhas de conscientização; promoveu capacitação para médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde; vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos; e também a aplicação do inseticida conhecido como fumacê nas regiões de maior abrangência.

Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde, hoje o município conta com 2.920 notificações, 285 casos confirmados e quatro óbitos em investigação.

 

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários