QUINTA, 20/05/2021, 14:00

Prefeitura de Cambé reivindica retomada das cirurgias eletivas

O prefeito enviou ofícios ao Cismepar e ao Governo Estadual cobrando a volta dos procedimentos que não envolverem necessidade de utilização de UTI´s.

Casos de pacientes que tiveram agravamento dos quadros por não conseguirem realizar cirurgias eletivas tem causado preocupação. Muitos já estavam na fila por procedimentos cirúrgicos quando as eletivas foram suspensas, no início de março. O prefeito de Cambé, Conrado Scheler, decidiu enviar ofícios ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar) e ao Governo Estadual pedindo providências. Segundo o prefeito, é urgente liberar ao menos as cirurgias que não tenham risco de utilização de UTI´s.

A Santa Casa de Cambé realiza eletivas pelo SUS, mas o serviço é regulado pelo Cismepar. O Cismepar, no entanto, informou que não tem autonomia para decidir. O gerenciamento é da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina e do Governo do Estado. O Consórcio ficou de fazer o levantamento sobre o número de pacientes na fila por eletiva aqui na região. Também aguardamos o posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde em relação a esta demanda.

Por Livia de Oliveira

Comentários