QUARTA, 30/09/2020, 10:55

Prefeitura de Londrina autoriza retorno de cursos livres em aulas presenciais

Medida vale a partir da segunda-feira para escolas de idiomas, música, informática seguindo alguns protocolos. Já a suspensão das aulas no ensino regular,tanto na rede pública quanto privada, será prorrogada por mais 30 dias

Dois decretos foram anunciados pelo secretário municipal de saúde Felipe Machado e a secretaria de Educação Maria Tereza Paschoal em coletiva de imprensa on-line nesta quarta-feira (30).  O primeiro, já esperado, era da prorrogação de mais 30 dias na suspensão das aulas dos ensinos regulares presenciais até 31 de outubro.

A surpresa foi o anúncio do decreto que irá autorizar a retomada dos cursos livres de forma presencial em Londrina. A medida vale a partir da próxima segunda-feira, 5 de outubro para cursos de idiomas, informática, aula de música, entre outros que foram elencados em decreto publicado em diário. Felipe Machado lembrou que essas atividades só poderão ser retomadas por crianças acima de 12 anos e haverá um protocolo de limite de 10 pessoas por sala.

Já sobre a volta das aulas no regular na rede de ensino publica e particular, o secretario de saúde diz que não há um cenário sustável. Ele voltou a citar o Coesp que alega que o quadro epidemiológico ainda não é adequado a retomada gradual dos estudantes para aulas presenciais, apesar no número estável de casos ativos de Covid-19, segundo Machado..

A secretaria municipal de educação,  Maria Tereza Paschoal, frisou que o ano letivo esta valendo e não será perdido com atividades remotas. Ela relembrou do atendimento individualizado dos alunos que foi retomado após acordo e reconsideração do Ministério Público. A secretária diz que apenas 10% dos alunos não estão com conexão de internet, mas o déficit está sendo sanado com  atendimento individualizado para essas crianças em situação de vulnerabilidade.

O secretário também lembrou que está em vigor também em Londrina a resolução estadual que permite a retomada das aulas presenciais para os alunos de cursos técnicos, profissionalizantes e universitários da área de saúde, que estejam nos últimos dois anos, e para todas as áreas da pós-graduação.

Por Guilherme Marconi

Comentários