QUARTA, 07/03/2018, 19:02

Prefeitura deve enviar à Câmara projeto que permite instalação de templos religiosos em qualquer bairro da cidade

Defensor do projeto, vereador afirma que as igrejas vão ter que continuar respeitando o limite de emissão de ruídos, regulamentado por lei federal e que Operação ZR3 não deve influenciar na tramitação do projeto.

O projeto é de 2015 e trata da flexibilização da lei para a instalação de templos religiosos na cidade. Pela proposta, os templos religiosos seriam liberados para se instalar em todas as regiões da cidade, desde que respeitadas as regras de isolamento acústico. O assunto foi tratado em uma reunião que teve a participação de representantes do Conselho de Pastores de Londrina, do vereador Júnior Santos Rosa e do prefeito Marcelo Belinati.

Santos Rosa, defensor do projeto, explica que antes de ser enviada à Câmara, a proposta precisa passar pelo Ippul. O vereador acredita que o assunto precisa ser amplamente discutido pela Casa.

Para o vereador, a proposta vai facilitar a construção e implantação de templos religiosos de qualquer tipo na cidade, que hoje sofrem para se instalar em vários bairros com as restrições impostas pela legislação.

Júnior Santos Rosa explica que, se aprovada, a mudança na legislação municipal não vai alterar em nada a questão do respeito ao silêncio nesses locais, que é regulamentada por lei federal. Para o vereador, o fato da proposta alterar o zoneamento da cidade, num momento em que o Gaeco revelou um esquema na Câmara que negociava mudanças no zoneamento, não deve influenciar na tramitação do projeto e defende um debate amplo do assunto.

De acordo com o vereador, o Prefeito garantiu que vai enviar o projeto ao Legislativo em 30 dias. Tentamos falar com o pastor Enéias, presidente do Conselho de Pastores de Londrina, mas ele preferiu não comentar o assunto nesse momento.

Comentários