Prefeitura firma convênio com Polícia Militar para implantar programa de combate às drogas e à violência nas escolas municipais
Prefeitura firma convênio com Polícia Militar para implantar programa de combate às drogas e à violência nas escolas municipais
O prefeito Marcelo Belinati e o Comandante Geral da Polícia Militar, Maurício Tortato assinaram na tarde desta quinta-feira, um convênio para a implantação do Proerd, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, em 85 escolas de rede municipal de ensino.
O prefeito Marcelo Belinati destaca que o programa estava há dez anos fora de Londrina. Para Belinati, a questão das drogas deve ser enfrentada por toda a sociedade e passa, necessariamente, pela prevenção.
O programa é desenvolvido pela PM paranaense há 17 anos e é uma adaptação brasileira de um projeto semelhante criado nos Estados Unidos, no início dos anos 1980. De acordo com o Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Maurício Tortato, o programa já tendeu, nesses 17 anos, mais de um milhão de jovens. Ele ressalta o retorno do programa a Londrina depois de dez anos. E cita um dado para mostrar o tamanho do problema que as drogas representam, principalmente para crianças e pré-adolescentes.
O programa é direcionado para os estudantes do 5º ano do ensino fundamental e prevê investimentos de R$ 200 mil por ano. Quatro policiais militares serão responsáveis pelas aulas nas escolas.
A secretária de Educação, Maria Thereza Paschoal, destaca o material pedagógico do programa e a experiência dos policiais no trato da questão das drogas e da violência.
As aulas vão ocorrer uma vez por semana, com duração de 50 minutos cada. E ao final das dez lições os estudantes fazem uma redação com o conteúdo que aprenderam e tem até formatura e premiação para os destaques.