Prefeitura lança edital para concessão da Rodoviária de Londrina
Processo de concessão será realizado online e inclui gestão completa, exploração comercial e modernização do terminal pelos próximos 30 anos
A Prefeitura de Londrina abriu o edital para a concessão da Rodoviária de Londrina, que atualmente é administrada pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Esse processo de licitação, marcado para o dia 16 de dezembro, será realizado de forma online na plataforma BLL Compras, a partir das 8h30, e tem um valor mínimo de R$ 6 milhões para quem quiser participar. A concessão é válida por 30 anos e vai para quem oferecer o maior valor de outorga fixa, seguindo as regras da Lei Federal nº 8.987/95.
As empresas interessadas precisam se cadastrar no site da BLL, onde deverão baixar o termo de adesão e enviar documentos que confirmem a capacidade de representação e o compromisso com os requisitos do edital. As propostas podem ser enviadas das 8h do dia 14 de novembro até as 8h30 do dia 16 de dezembro. Todos os detalhes, junto ao edital, estão disponíveis tanto no site da CMTU quanto nos portais de compras públicas.
O valor que a empresa vencedora oferecer como outorga fixa poderá ser pago de uma vez ou parcelado em até três anos. Caso opte pelo parcelamento, será necessário pagar metade do valor até o 12º mês do contrato, e o restante dividido em duas parcelas, para serem quitadas ao final do 24º e do 36º mês de contrato.
Com a concessão, a empresa vencedora assumirá a responsabilidade por toda a gestão da rodoviária, desde a organização dos embarques e a cobrança de tarifas até a locação de lojas e exploração do estacionamento. Também terá que cuidar da administração das áreas publicitárias, dos serviços de guarda-volumes e despacho de cargas, da limpeza e manutenção dos banheiros – podendo inclusive cobrar pelo uso, se for necessário.
Além de manter a operação do terminal, a empresa concessionária deverá investir na modernização da estrutura ao longo dos primeiros dez anos de contrato. Estão previstas reformas nos sanitários, melhorias no piso e na cobertura, instalação de um sistema de reaproveitamento de água de chuva e adaptações para melhorar a acessibilidade. O projeto inclui ainda a troca de mobiliários, instalação de internet e de monitores informativos, além de resolver problemas de infiltrações e goteiras e colocar divisórias de alumínio e vidro nos corredores de embarque, para melhorar o conforto e a experiência dos passageiros.