TERCA, 25/05/2021, 16:42

Prefeitura multa empresa que abandonou reforma da UBS da Vila Brasil em R$ 40 mil, e finaliza licitação para retomada das obras

Secretaria de Saúde também pretende escolher novo local para abrigar as atividades da unidade, que, atualmente, funciona de forma improvisada em uma escola municipal.

Terminou em multa pesada o último capítulo da verdadeira novela que envolve a reforma do posto de saúde da Vila Brasil, na área central de Londrina. A construtora terceirizada, que abandonou as obras no início deste ano após recorrentes atrasos, foi autuada em pouco mais de 40 mil reais pelo poder público, que, agora, planeja uma nova licitação para a retomada dos serviços. Vale lembrar que as obras tiveram início em janeiro de 2020, com previsão de conclusão para maio do mesmo ano, o que não aconteceu.

A empresa chegou a pintar o prédio e trocar portas e janelas. Os sistemas hidráulico e elétrico, no entanto, continuam os mesmos, à espera de manutenção.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, garante que a escolha de uma nova empresa para continuar a reforma já está em sua fase final, e que, a partir da assinatura do contrato, as obras, orçadas em 200 mil reais, deverão ser concluídas em até 90 dias. Ele também defendeu a necessidade da rescisão de contrato com a empresa antiga.

Enquanto a licitação não sai, os usuários continuam sendo atendidos de forma improvisada na escola municipal que fica do outro lado da rua. Segundo o secretário, o município já começou a analisar a possibilidade de transferir as atividades para um outro espaço.

O impasse da UBS da Vila Brasil é um entre vários envolvendo obras de postos de saúde em Londrina. No ano passado, por exemplo, o município precisou rescindir o contrato com uma empresa que era responsável por obras em mais de dez unidades básicas. O motivo foi o mesmo: a dificuldade da terceirizada em cumprir os cronogramas. Felippe Machado tratou de minimizar os transtornos, garantindo que o poder público continua acompanhando os trabalhos de perto justamente para garantir que tudo seja executado dentro dos conformes.

Por Guilherme Batista

Comentários