TERCA, 20/10/2020, 08:26

Prefeitura quer repassar 2 milhões de reais do fundo de saneamento básico para limpeza de bueiros e poda de árvores

Serviços estão sendo realizados por empresas terceirizadas desde o ano passado

Serviços estão sendo realizados por empresas terceirizadas desde o ano passado

A prefeitura de Londrina quer transferir, pelo segundo ano consecutivo, recursos do Fundo Municipal de Saneamento Básico para o Fundo de Urbanização, administrado pela CMTU, já que a companhia passou a ser responsável, desde 2019, pela limpeza e conservação de bocas de lobo e galerias de águas pluviais da cidade, atividades até então ligadas à secretaria de Obras.

Os 2 milhões e 49 mil reais serão utilizados para pagamento de uma terceirizada responsável pela limpeza dos 80 mil bueiros existentes na cidade, com uma média de mil bocas de lobo limpas por mês.
O serviço começou em abril de 2019 e priorizou locais com registro de enchentes. Márcio Tokoshima, diretor administrativo financeiro da CMTU, foi questionado durante participação na reunião da Comissão de Justiça da Câmara, se não seria mais viável o município investir na compra de maquinários em vez de terceirizar o serviço.

A diretora de Orçamento da Secretaria de Planejamento, Daling Maffato, também esteve na reunião virtual para defender a aprovação da transferência de recursos. Ela foi questionada sobre a autorização, na mesma proposta, para que a verba também seja usada na poda de árvores, o que não estaria contemplado na área de saneamento básico.

O serviço de poda de árvores em Londrina também é terceirizado. O último contrato, assinado em fevereiro, prevê a prestação do serviço por 12 meses no valor de R$ 1,2 milhão.

Por Marco Feltrin

Comentários