QUARTA, 07/06/2017, 19:02

Prepare as cobertas e os agasalhos porque uma massa de ar frio vai fazer despencar as temperaturas aqui na região

A mudança deve ocorrer entre a sexta-feira e o sábado, que segundo o Simepar deve ser o dia mais frio do ano.

O mau tempo do começo da semana deve ganhar força a partir desta quinta-feira, quando a previsão do Simepar é de chuva e temperatura mínima na casa dos 18º. A sexta-feira começa mais fria, a chuva continua e a mínima chega aos 13º. Mas é à noite que as temperaturas começam a cair de verdade. O sábado deve ser o dia mais frio do ano em todo o estado. Segundo o Simepar, o dia vai ser de céu claro e mínima na casa dos 5º. De acordo com Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar, a queda das temperaturas tem como causa uma massa de ar frio e seco que se desloca da Argentina.

O domingo também vai ser de sol e frio, mas a temperatura mínima sobe um pouco e fica na faixa dos 7º. Reinaldo Kneib afirma que as temperaturas mais baixas devem permanecer até o meio da próxima semana. Segundo o meteorologista, com a chegada da massa de ar frio e seco existe a possibilidade de geadas, aqui na região norte, na madrugada de domingo.

De acordo com Reinaldo Kneib, já nesta quinta-feira, o Iapar deve divulgar o primeiro alerta de geada do ano.

O alerta de geada opera com dois tipos de avisos, o chamado pré alerta, que é emitido quando as massas de ar frio, com potencial de causar danos às lavouras, se aproximam da região. Se as condições persistirem, um novo aviso é divulgado em até 24 horas antes da previsão da geada.  O boletim informativo do Iapar está disponível nos sites do próprio órgão e do Simepar e também pelo telefone 43 3391-4500. Quem tiver interesse em receber o aviso de ratificação de geada por e-mail ou por “torpedo” no celular deve preencher um cadastro, disponível no endereço www.iapar.br.

O órgão também disponibiliza no seu site uma série de recomendações para os agricultores protegerem a lavoura da geada.

Comentários