QUARTA, 06/08/2025, 17:23

PRF registra aumento de mortes em acidentes com caminhões nas rodovias da região de Londrina

No primeiro semestre de 2025 foram oito mortes com 49 acidentes envolvendo caminhões

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou, no primeiro semestre de 2025, um aumento de mortes em acidentes com a participação de caminhões na região de Londrina.
Na primeira metade do ano passado, foram cinco mortes, saltando este ano para oito. De acordo com dados da PRF, na BR-376 teve a maior redução, em julho de 2024 foram 78 acidentes com caminhões com três óbitos, já em 2025, reduziu para 49 acidentes com caminhões, sendo dois óbitos.
Na BR-369, foram registrados 65 acidentes em 2024, já em 2025 o número caiu para 54, mantendo um óbito nos primeiros semestres de cada ano. Já na BR-153, comparado ao primeiro semestre de 2024, onde ocorreu apenas uma morte, em 2025 já foram contabilizados cinco óbitos envolvendo acidentes com caminhões.
Segundo o agente João Barioni da PRF, esses números preocupantes não significam que a culpa seja exclusivamente dos caminhoneiros. Apesar desses profissionais receberem uma parcela maior de responsabilidade na segurança viária, pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as causas dos acidentes de trânsito são variadas.

A PRF possui ações específicas para a fiscalização de veículos pesados, buscando reduzir fatores que aumentam as chances de acidentes. A Operação Serra Segura, por exemplo, fiscaliza as condições mecânicas dos veículos, com o apoio de mecânicos das concessionárias, que vistoriam aspectos gerais de freios, suspensão e pneus. No âmbito dessa operação especializada, 25% dos veículos acabam retidos e autuados por algum problema mecânico.

Na primeira metade do ano passado, foram 142 mortes, saltando este ano para 164. No cenário total de óbitos do semestre em todo o Paraná, com 302 registros os números apontam que 54% das mortes ocorreram em acidentes de trânsito que envolveram pelo menos um caminhão.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários