QUARTA, 05/04/2017, 18:48

Principal delator da Operação Publicano deixa a prisão

Luis Antonio de Souza estava preso desde janeiro de 2015.

Luis Antonio de Souza, ex-auditor fiscal da Receita Estadual de Londrina e principal delator da Operação Publicano sai da prisão nesta quarta-feira. A justiça acatou o pedido da defesa, que alegou, que neste momento a manutenção da prisão seria desproporcional. Ele estava preso desde janeiro de 2015 na unidade 1 da Penitenciária Estadual de Londrina. A decisão de soltura veio do juiz Juliano Nanuncio, que cuida especificamente da Operação Publicano.

Souza firmou um segundo acordo de delação premiada no mês passado. O primeiro foi revogado porque o juiz entendeu que ele teria tentado subornar empresários de dentro da prisão. O ex-auditor já foi condenado a 49 anos de prisão na 1ª fase da operação. A ação da 4ª fase tem 110 réus, sendo 47 auditores fiscais da Receita Estadual. Souza é o único auditor que perdeu o cargo e o único que estava preso até agora. Os demais envolvidos continuam recebendo o salário normalmente.

Agora, o delator vai ser monitorado por tornozeleira eletrônica e terá que respeitar algumas restrições impostas pelo juiz, como: não mudar de endereço sem prévia comunicação; se recolher na residência das 22h às 6h, bem como no domingo; não sair de Londrina durante a instrução e não retirar, danificar a tornozeleira, que é monitorada pelo Centro de Reintegração Social de Londrina (Creslon). 

Por Claudia Lima

Comentários