TERCA, 28/01/2020, 14:34

Processos disciplinares contra guardas municipais crescem quase 50% em Londrina

Foram 91 investigações no ano passado, o que corresponde a quase um terço do atual efetivo da corporação. Secretário de Defesa Social destaca que balanço reflete o rigor com que os casos de indisciplina têm sido tratados pelo município.

O número de processos disciplinares abertos contra guardas municipais em Londrina cresceu 49% entre 2018 e o ano passado. Em 2019, foram 91 investigações abertas contra 61 registradas em todo o ano retrasado. O número mais atual corresponde a quase um terço do atual efetivo da corporação, formado por pouco mais de 300 guardas. As informações são da Corregedoria da Secretaria de Defesa Social e foram divulgadas nesta terça-feira pela Folha de Londrina, que conseguiu os números com base na Lei de Acesso à Informação. O número de sindicâncias também aumentou: de 55 para 72.

Dos 61 processos de 2018, 34 foram arquivados. Outros dez terminaram com os guardas absolvidos, onze com repreensões, oito com suspensões e, por fim, 16 deles culminaram na demissão dos agentes investigados. Os então servidores até tentaram recorrer da decisão nas esferas administrativa e judicial, mas as exonerações foram mantidas.

Na avaliação do secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, o balanço reflete o rigor com que os casos de indisciplina têm sido tratados pelo poder público. Ele vê o número de processos de forma positiva, e destaca que é por meio desse trabalho que a guarda consegue melhorar o atendimento prestado à população.

Por Guilherme Batista

Comentários