SEGUNDA, 11/11/2019, 06:55

Procon de Londrina se antecipa e orienta sobre Black Friday

Entre as dicas do órgão, uma boa pesquisa e a busca por empresas confiáveis, além de ficar atento às ofertas mirabolantes.

A Black Friday desse ano é só no dia 29, última sexta-feira de novembro, mas com a previsão de vendas animadoras o Procon de Londrina decidiu se antecipar e preparou uma cartilha com uma série de dicas e recomendações para o consumidor.

A expectativa do órgão de defesa do consumidor, baseada em pesquisas nacionais do varejo, é de um crescimento de 21% nas vendas, em comparação a 2018, o que deve gerar um faturamento de mais de R$ 3,1 bilhões de reais em todo país. São cinco dicas importantes para que os consumidores não acabem lesados e passem aperto depois das compras.

Entre as orientações, o coordenador do Procon, Gustavo Richa, destaca a atenção para as mudanças bruscas de preços. Richa afirma que são cada vez mais comuns as denúncias de aumento repentino dos valores pouco antes da promoção. Para fugir disso, diz o coordenador do Procon, nada como uma boa pesquisa antes da Black Friday.

O Procon também alerta para os sites que o consumidor deve evitar, pelo histórico de irregularidades nas vendas online. Uma dica é consultar uma lista desses portais pouco confiáveis que é disponibilizada pelo site do Procon de São Paulo. Segundo o coordenador do PROCON, uma das melhores maneiras de tentar evitar ser enganado é o velho e bom boca a boca, com amigos, conhecidos e parentes. Richa lembra ainda que algumas dicas de segurança para garantir que o site é confiável, como o cadeado na tela e as iniciais “https” no endereço.

E se a promoção for mirabolante, com descontos muito acima do normal ou formas de pagamento que fogem do padrão, desconfie. Pode ser um golpe. Outra orientação importante, segundo o coordenador do Procon, é fazer um “print” da tela com a promoção anunciada ou ainda uma foto do comprovante de pagamento.

E para fechar as dicas, o coordenador do Procon destaca ainda que o consumidor deve ler atentamente todos os detalhes da compra, já que um problema muito comum ainda é a falta de disponibilidade imediata, o que pode deixar o cliente esperando pelo produto por um prazo muito maior. Em relação às trocas e devoluções, Richa ressalta que, pelo Código do Consumidor, elas podem ser feitas em até sete dias.

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