TERCA, 03/04/2018, 18:39

Procon divulga balanço de fiscalização em shopping da zona sul

“Operação Shopping 1” visitou mais de 200 lojas e multou 37 por irregularidades, como a falta do preço do produto.

O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon, divulgou nesta terça-feira, o balanço de uma fiscalização feita em um shopping da zona sul da cidade.

A operação, realizada no início de março, durou três dias e fiscalizou 202 lojas. O Procon encontrou irregularidades em 97 estabelecimentos e multou 37. Os outros 65 foram orientados a resolver os problemas encontrados, para evitar a reincidência e uma possível multa.

E a irregularidade mais encontrada foi a falta de informações sobre os preços, seja nas vitrines ou no interior das lojas. Segundo o coordenador do Procon de Londrina, Gustavo Richa, com o reforço na equipe de fiscais do órgão, as operações nos shoppings vão se tornar cada vez mais comuns. Segundo Richa, a operação foi motivada principalmente por denúncias dos consumidores.

Outro problema recorrente, segundo Richa, é a falta do Código de Defesa do Consumidor em local visível e de fácil acesso aos consumidores.

De acordo com o coordenador do Procon, parte dos 65 estabelecimentos advertidos são pequenas e micro empresas, que pela legislação devem ser advertidas antes de receberem qualquer multa. Eles vão passar por uma nova fiscalização e caso sejam encontrados os mesmos problemas, serão multados.

Gustavo Richa explica que outro shopping da cidade, na zona leste, também foi visitado pela fiscalização. O coordenador do Procon diz ainda que as operações vão continuar em outros grandes centros comerciais de Londrina e faz um alerta aos lojistas.

Qualquer denúncia ao Procon pode ser feita pessoalmente na sede do órgão, que fica na Rua Mato Grosso, 299, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, com retirada de senhas até às 14 horas. O órgão também atende pelo número 151 ou pelo e-mail procon@londrina.pr.gov.br.

Comentários