Procon recomenda cautela em compras na Black Friday
Em caso de propaganda enganosa, é importante que o comprador denuncie o caso aos órgãos de defesa do consumidor.
A poucos dias da Black Friday, marcada para o dia 29 de novembro, ainda dá tempo de driblar a Black Fraude. O consumir deve ficar atento e exigir seus direitos ao aproveitar as ofertas, que muitas vezes, se mostram tentadoras.
O fornecedor de produtos ou serviços tem o dever de prestar informações claras e acessíveis às ofertas feitas ao consumidor, sob pena de responder objetivamente pelas informações insuficientes ou até enganosas.
Segundo o coordenador do Procon em Cambé, Willian Train Júnior, uma dica importante é monitorar produtos alguns dias antes da data para verificar se os preços têm subido e comparar os preços em diferentes sites de compras.
Também vale ter os cuidados habituais em compras online. O Procon, lembra que é importante usar sites de acompanhamento de preços e até plataformas que ajudam o consumidor a checar a legitimidade do site de compras.
Em caso de uma possível fraude, o consumir precisa se antecipar. Fazer capturas de tela do produto ou serviço comprado. Na remota hipótese de algum problema, é indispensável o contato imediato com os canais de atendimento da loja onde foi realizada a compra, anotar os protocolos de atendimentos e por fim, acionar o Procon.
O consumidor ainda pode devolver o produto de preço maquiado em até sete dias depois de receber a compra. A devolução é chamada de direito de arrependimento, válida só para compras online, e está amparada pelo Código de Defesa do Consumidor.