QUARTA, 06/03/2024, 12:58

Procura de vacina contra a dengue para crianças na região de Londrina está baixa.

Menos de 25% do público-alvo compareceram aos postos de saúde de Londrina, Cambé, Rolândia, Ibiporã e Jataizinho.

Dez dias após a chegada da vacina contra a dengue pelo Ministério da Saúde, a procura pela vacinação nos 22 municípios do norte do Paraná segue em ritmo lento. Menos de 25% das crianças, de 10 e 11 anos de idade, compareceram aos postos de saúde para receber a primeira dose.

Londrina chega a 3.353 vacinados contra a dengue, das 13.204 doses enviadas, ou seja, o índice ainda está em 25%, ou 1/4 das crianças.

Em Rolândia, o governo repassou 1.854 doses, mas 427 foram aplicadas até terça-feira, ou seja, restam mais de 1400 doses para atender o público-alvo, desta primeira fase.

Em Ibiporã, a secretaria recebeu 1330 doses, mas apenas 188 crianças tomaram a vacina contra a dengue, índice de apenas 10%.

Em Cambé, não é diferente. Das 2.676 crianças da faixa etária contemplada, apenas 574 pais levaram seus filhos para receber o imunizante, ou 21% do total de crianças da cidade.

A secretária de saúde, Adriane Bertan Lombardi, informou que a procura durante a semana tem sido muito baixa, por isso, as UBS em Cambé estarão abertas no próximo sábado para vacinação contra a dengue.

A escolha do público para a vacina não foi aleatória. Estudos técnicos e científicos mostram que, tirando os idosos, a faixa etária de crianças de 10 a 14 anos é a que apresenta maior índice de hospitalização e complicações em decorrência da dengue. Por isso, a vacina vem para reduzir em mais de 90% essas possibilidades de internação.

 A secretária explica que é preciso de engajamento dos pais e responsáveis neste convencimento da importância de ampliar o número de crianças vacinadas.

                Em Cambé todas as unidades seguem abertas de segunda a sexta até as 18h e sábado próximo até o meio para vacinação. Em Rolândia, todos os postos de saúde estão abertos das 9h às 17h com doses da vacina da dengue.

                Em Jataizinho, terá atendimento especial de vacinação na UBS centro nesta quarta, quinta e sexta-feira (06, 07, 08) das 17h às 21h. Nas demais UBS da cidade (Vila Frederico e Jesuíno no Pombal, atendem em horário normal (2ª à 6ª-f) das 8h às 16h30.

Em Londrina, a vacinação para as crianças de 10 e 11 anos está disponível em todas as 54 UBSs do município de Londrina, inclusive as UBSs dos distritos.  As unidades de saúde abrem às 7h até as 18h. As unidades dos distritos funcionam das 7h às 16h.

Em Ibiporã terá  mutirão de vacina no sábado das 09h às 16h e estarão abertas as UBS Centro de Saúde, San Rafael e Lá Fontaine. Também haverá vacinação no Supermercado Tonhão das 09h às 16h.  Em todas as cidades não é preciso agendar. Basta levar um documento da criança e a carteira de vacinação.

                Diante da baixa procura, os municípios aguardam nota técnica do Ministério da Saúde para ampliar a vacinação para crianças de 12, 13 e 14 anos.  Em Londrina, o secretário municipal de saúde, Felippe Machado, comenta a possibilidade de ampliar a vacinação para o novo público, mas a pasta ainda irá levantar o número de adolescentes para preparar a logística.

Por Guilherme Marconi

Comentários