SEGUNDA, 19/04/2021, 07:00

Projeto da UEL cria grupo de acolhimento para imigrantes que moram na região

Reuniões online são realizadas semanalmente, mas projeto está com dificuldades para atingir público alvo.

Os encontros buscam proporcionar um espaço adequado para que os participantes possam compartilhar experiências e perspectivas que vivenciam. O Grupo de Acolhimento e Escuta Psicológica deu início aos encontros neste mês de abril e segue com atividades até o fim de junho.

Quem coordena o projeto é a professora Deborah Klajnman, do Departamento de Psicologia e Psicanálise da Universidade Estadual de Londrina. Ela explica que a iniciativa foi pensada após estudos que identificaram a falta de ações que buscam auxiliar essa população.

Além da professora, estagiários do curso de Psicologia da UEL também acompanham as reuniões, que são realizadas por meio de plataformas virtuais duas vezes na semana, às terças, às 19h, e aos sábados, 10h.

Segundo ela, boa parte dos participantes são pessoas vindas da Venezuela, Haiti e Bangladesh. A professora afirma que o projeto, desenvolvido em parceria com a Caritas Internacional, tem encontrado dificuldades em alcançar essa população. Uma das hipóteses para a baixa adesão é a falta de acesso aos recursos tecnológicos necessários para o encontro virtual.

Mais informações sobre o Grupo de Acolhimento e Escuta Psicológica podem ser acessadas através de um QR Code, disponível por meio da agência de notícias da UEL.

Comentários