QUARTA, 17/02/2021, 19:42

Projeto do município disponibiliza moradia para pessoas em situação de rua com Covid-19.

Iniciativa ainda oferece acompanhamento médico e socioeducativo.

A prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Assistência Social, implantou um novo serviço de acolhimento emergencial para pessoas em situação de rua que foram positivadas para Covid-19. Os pacientes que não apresentarem sintomas graves da doença serão encaminhados para uma residência disponibilizada para o projeto.

A iniciativa busca proporcionar o isolamento social, garantindo segurança à população e uma recuperação segura aos pacientes.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, o serviço é resultado de estudos e aprimoramentos nas políticas direcionadas à população em situação de rua. Ela explica que ao final do período de isolamento, os residentes são encaminhados para outros espaços para serem acolhidos.

 

Até o momento, cinco das dez vagas estão ocupadas. A secretária afirma que o número de vagas deve ser o bastante para suprir a demanda da população de Londrina. Ela explica que o diferencial do espaço está no atendimento às particularidades do público-alvo, com acompanhamento médico 24 horas por dia.

 

Jacqueline Micali também destaca que o serviço conta com o apoio de outras pastas, como a Secretaria Municipal de Saúde e de Defesa Social, que contribuíram para o desenvolvimento das normas da casa. Dentre as diretrizes que guiam o serviço, está a manutenção do espaço pelos próprios residentes. A iniciativa ainda propõe atividades educativas e de lazer.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, o serviço de acolhimento emergencial para pessoas em situação de rua vem sendo desenvolvido desde o ano passado. As atividades começaram em 2021 após preparação do espaço para receber a população. O serviço deve continuar funcionando até o fim da pandemia.

Comentários