SEGUNDA, 16/10/2017, 19:46

Proposta de autonomia universitária deve ser entregue ao Governo até o fim do mês

Apesar da liminar que determinou a instalação do Meta 4 nas instituições em 15 dias, UEL diz que ainda não foi notificada pela justiça e que segue apostando na negociação com o Governo.

O estudo foi iniciado atendendo a uma determinação do Conselho Universitário para que fosse elaborada uma proposta de autonomia para a Universidade. O diretor do Centro de Ciências Humanas da UEL, professor Ronaldo Baltar, que coordena o grupo responsável pelo estudo, diz que a proposta traz alguns pontos fundamentais para as negociações com o Governo.

A novela do Meta 4 tem várias frentes. Uma delas é essa proposta e a possibilidade de negociação com o Governo. Outra é a decisão da justiça, que segundo a assessoria da Universidade atendeu a um pedido do Tribunal de Contas, determinando que o Meta 4 fosse implantado imediatamente. De acordo com a liminar, as universidades estaduais têm 15 dias para aderir ao sistema. Mas a UEL informou que até agora não foi notificada da decisão. Ronaldo Baltar diz que apesar da Constituição Estadual prever a autonomia das Universidades, na prática o governo é quem tem a chave do cofre. O coordenador diz que a retirada dessa independência financeira engessa a Universidade, que passa a depender dos governos que se alternam no executivo estadual.

Segundo Ronaldo Baltar, uma primeira proposta já tinha sido entregue pelos Reitores ao Secretário de Ciência e Tecnologia. O documento final deve ser encaminhado ao Governo até o fim do mês.

Comentários