Ratinho Júnior não descarta disputar a Presidência em 2026
Pré-candidato pelo PSD, Governador se mostra favorável ao pleito do ano que vem
Faltando pouco menos de um ano para as eleições de 2026, o Governador Ratinho Júnior sinalizou que pode ser um nome na disputa pela Presidência da República. Durante a participação no LiDERE+ 2025, o Ratinho Jr. tentou desconversar sobre ser um nome para a corrida eleitoral do ano que vem, mas garantiu que o Partido Social Democrático (PSD) tem o incentivado para o pleito.
A última pesquisa da Genial/Quaest mostra Ratinho Jr., com 31% dos votos em um eventual segundo turno entre ele e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A diferença é de 13 pontos, com vantagem para o petista, que aparece com 44% das intenções.
A Quaest também avaliou conhecimento e rejeição dos possíveis candidatos. Ratinho Jr segue desconhecido por 37% dos ouvidos. Outros 23% disseram que o conhecem e votariam nele, enquanto 40% o conhecem, mas não dariam voto ao governador do estado do Paraná.
Ratinho Jr. garantiu que tem o nome como pré-candidato dentro do partido e afirmou que o processo para uma eventual eleição não é algo simples.
O governador do Paraná tem aprovação da gestão superior a 85%, segundo o último levantamento do instituto Paraná Pesquisas, é cotado como um dos potenciais nomes para herdar o eleitorado de centro-direita e direita na ausência de Jair Bolsonaro, que está fora da disputa por estar inelegível.
Outros nomes cotados são os dos governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo; Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; e Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás. Diferentemente da postura adotada por eles, Ratinho Jr. tem investido em discursos de apelos ao fim da polarização política e apostado na divulgação dos feitos de sua gestão à frente do estado do Paraná.