TERCA, 08/01/2019, 19:38

Ratinho Júnior se reúne com lideranças de Londrina e região e descarta extinção do Iapar

Governador afirmou que não pretende acabar com o Instituto e que qualquer decisão só será tomada após conclusão de um estudo pelo governo e a discussão do tema com lideranças da região.

A reunião na tarde desta terça-feira no Palácio Iguaçu foi marcada de última hora, após a repercussão negativa de uma suposta extinção do Iapar. No encontro, que teve a participação de diversas lideranças políticas e empresariais de Londrina e região, o governador Ratinho Junior afirmou que o Instituto Agronômico do Paraná não será extinto.

Segundo o governador, o Iapar será unificado com a Emater, a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná, a Codapar, e o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia. Ratinho Júnior afirmou que o Instituto é um patrimônio do estado e que a unificação reduzirá custos administrativos, mas os profissionais vão ser mantidos.

A reforma administrativa está sendo elaborada com base em um estudo encomendado à Fundação Dom Cabral, dividido em três etapas: enxugamento da máquina pública, com redução do número de secretarias de 28 para 15; a reorganização e modernização das autarquias e auditoria na folha de servidores públicos e na previdência.

O presidente do Conselho da Sociedade Rural, Afrânio Brandão, afirmou que a conversa com o governador deixou as lideranças de Londrina e região mais tranqüilas e que tudo que for feito para reduzir gastos é bom para o estado e tem o apoio da entidade.

O deputado estadual Tercílio Turini também disse ter ficado mais tranquilo após a reunião e que o Governador garantiu que qualquer decisão só será tomada após conclusão do estudo que está sendo feito e a discussão do tema com as lideranças da região.

Na reunião, segundo Tercílio Turini, também ficou definido que o tema volta ser discutido, provavelmente em fevereiro, em um novo encontro com as lideranças da região.

Comentários