TERCA, 12/04/2022, 17:36

Recadastramento eleitoral para idosos é fakenews, alerta juiz

Coordenador da Central de Atendimento ao Eleitor de Londrina desmentiu informação e apelou às pessoas para que chequem qualquer suposta notícia antes de compartilhar.

A informação sobre o suposto recadastramento eleitoral obrigatório para os idosos com 70 anos ou mais começou a circular na internet há algumas semanas. Mas, nos últimos dias a fakenews ganhou força e se espalhou com muita rapidez pelas redes sociais.

O juiz Coordenador da Central de Atendimento ao Eleitor de Londrina, Maurício Boer, conta que foram os próprios servidores da Justiça Eleitoral que o alertaram sobre o problema, depois de perceberem um aumento expressivo na quantidade de ligações e de pessoas procurando o fórum perguntando sobre o falso recadastramento.

O número da Central de Atendimento Eleitoral de Londrina é o 3342-3457.

O juiz faz outro alerta. No dia 4 de maio, acaba o prazo para quem tem entre 16 e 17 anos tirar o primeiro título. Por causa da pandemia, desde o ano passado ele pode ser solicitado diretamente no portal do TSE. Mas, a baixa procura pelos jovens dessa faixa etária, que ainda não são obrigados a votar, fez a Justiça Eleitoral montar uma espécie de força-tarefa para tentar ampliar a participação deles.

E deu certo, por todo país, surgiram várias iniciativas para estimular o voto dos jovens, como mutirões em escolas, igrejas e outros espaços.

O juiz conta que aqui em Londrina quase uma dezena de instituições de ensino públicas e privadas foram convocadas pela Justiça Eleitoral a estimular a confecção do primeiro título dos alunos nos próprios colégios.

Outro prazo que também acaba no dia 4 de maio é para quem mudou de cidade, estado ou país, e precisa pedir a transferência do domicílio eleitoral. A data vale também para quem mudou de bairro e quer atualizar o endereço. Tudo feito pelo Portal do TSE.

O coordenador da Central de Atendimento ao Eleitor, conta que uma novidade dessas eleições aqui na cidade é a instalação de uma seção eleitoral no Hospital Universitário para atender médicos, enfermeiros e outros profissionais. Mais uma estratégia do TRE para ampliar a participação dos eleitores.

Segundo o juiz, pacientes e acompanhantes também poderão votar na seção eleitoral do HU. As Eleições Gerais desse ano estão marcadas para o dia 2 de outubro.

Comentários