SEGUNDA, 08/08/2022, 14:00

Receita Federal apreende ônibus com R$ 1,5 milhão de mercadorias do Paraguai na região de Londrina

No interior do ônibus de turismo abarrotado de produtos tinha apenas cinco pessoas, entre elas um suposto guia. 

Equipes da Receita Federal abordaram um ônibus proveniente de Foz de Iguaçu, que circulava pela região da Rodoviária de londrina. O veículo que normalmente é utilizado para transporte de passageiros, levava apenas 5 pessoas.  Além do motorista, quatro passageiros foram detidos e um homem que se passava por suposto guia. Porém no interior do veículo estavam inúmeras caixas com mercadorias do Paraguai.

Os produtos estavam espalhados pelo corredor, em cima dos bancos e nos bagageiros do interior e exterior do ônibus.   

Os produtos não tinham comprovação da regular de importação.   Preliminarmente foram identificados eletrônicos diversos, como celulares das marcas Apple e Samsung.  Bebidas, cigarro comum e cigarro eletrônico entre outras, estimados em um milhão e meio de reais (R$1.500.000,00). 

O veículo foi lacrado e encaminhado para o depósito de mercadorias apreendidas da Receita Federal em Londrina.  Os detidos foram liberados e irão responder pelo crime de descaminho, que prevê pena de 1 a quatro anos de reclusão.  

O processo para representação para aplicações penais será conduzido pelo Ministério Público para prosseguimento das investigações. 

Os produtos eletrônicos podem ir a leilão ou doação. Já os cigarros e bebidas de origem estrangeira são destruídos pela Receita Federal. 

Por Guilherme Marconi

Comentários