QUINTA, 01/07/2021, 19:20

Região de Londrina recebe nesta sexta-feira novo lote com mais de 30 mil vacinas contra Covid

Com nova metodologia, Secretaria de Estado da Saúde vai destinar 99% do quantitativo para população geral.

A distribuição começou ainda na quinta-feira (1), com o recebimento de novas unidades por onze Regionais de Saúde por via terrestre. Já nesta sexta, os demais lotes são encaminhados às outras unidades do Paraná por transporte aéreo.

Ao todo, o Governo do Estado deve enviar aos municípios 361.490 vacinas contra o coronavírus. A nova remessa é composta por 277.250 imunizantes da AstraZeneca, produzida pela Fiocruz, e 84.240 doses da Pfizer/BioNtech.

Por conta da mudança na metodologia de distribuição, que busca ajustar o alcance da imunização nos municípios paranaenses, praticamente todo o lote é destinado ao público geral. Apenas uma pequena parcela do quantitativo está reservada para atender aos profissionais das forças de segurança e salvamento.

Com isso, a expectativa é que as cidades ampliem a faixa etária da população que pode receber o imunizante. De acordo com o calendário de vacinação do estado, a previsão é que todos com mais de 18 anos sejam contemplados com a primeira dose anti-covid até o fim de setembro.

Para a 17ª Regional de Saúde, que atende a 21 municípios aqui da região, estão previstas 31.782 vacinas para esta sexta-feira. Deste total, 24.450 doses são da AstraZeneca e outras 7.332 unidades são do imunizante da Pfizer. Apenas a Região Metropolitana de Curitiba recebeu um quantitativo maior, com aproximadamente 35% de toda remessa.

De acordo com a última atualização do vacinômetro estadual, até o fechamento desta matéria, o Paraná vacinou 4.346.309 pessoas com a primeira dose anti-covid. 1.327.986 paranaenses receberam, também, a segunda aplicação do imunizante.

Em Londrina, a população geral com mais de 46 anos continua sendo vacinada contra o coronavírus. Grupos prioritários, caminhoneiros e professores universitários também podem agendar a aplicação, assim como bombeiros civis, profissionais da limpeza urbana e demais públicos atendidos pela atual etapa de imunização.

 

COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Comentários