SEGUNDA, 25/03/2019, 06:45

Região de Londrina tem suspeita de surto de raiva

Adapar pede atenção dos produtores rurais e imunização dos animais.

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – Adapar, confirmou a morte de um equino em Sertanópolis no mês passado contaminado pelo vírus da raiva.

A doença é uma zoonose, ou seja, é transmitida de animais para humanos, principalmente no meio rural pelos morcegos hematófagos, que se alimenta de sangue, geralmente atacando animais herbívoros, bovinos, eqüinos, ovinos e caprinos.

O alerta é para evitar um surto da doença. Para tanto, é necessário o controle.

De acordo com o médico veterinário e fiscal da Adapar, Marcelo de Paula Dieguez, os exames laboratoriais confirmaram a doença na região.

A forma de controle é a imunização dos animais, mas principalmente ficar atento se existem mordidas de morcegos no rebanho ou até mesmo em animais domésticos.

Quando os produtores observarem que os animais têm sinais de mordidas, devem comprar uma pomada, uma pasta específica e passar no local da mordida, pois os morcegos voltam a atacar o mesmo animal e essa pasta vai controlar os morcegos, porque eles têm o hábito de lamber os outros e esse produto vai acabar eliminando estes indivíduos.

Os principais sintomas da raiva são o aparecimento repentino de uma agressividade no animal, salivação excessiva e paralisia.

Comentários