TERCA, 25/05/2021, 17:11

Região de Londrina tem um quarto dos casos de dengue registrados no estado

Município também acumula maior número de óbitos pela doença. Segundo balanço estadual, 90% das cidades paranaenses já tiveram confirmações.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou, na última terça-feira (25), o novo boletim da dengue no Paraná, que confirmou mais de 2 mil novos casos ao longo da semana. O número representa um aumento de aproximadamente 12% nas positivações, em comparação ao levantamento anterior.

Desde o início do período epidemiológico, em junho de 2020 e que segue até agosto deste ano, já foram registrados 18.735 diagnósticos. Deste total, cerca 16.400 casos são autóctones, ou seja, de paranaenses que contraíram a doença nas cidades em que residem. De acordo com o balanço semanal, 90% dos municípios do estado já registraram casos de dengue e a pastas segue investigando quase 13 mil suspeitas.

A 17ª Regional de Saúde, que atende Londrina e outros 20 municípios da região, é a unidade com mais notificações da doença ao longo do período, com 4.729 positivações para dengue, cerca de um quarto de todos os casos registrados no Paraná. Na sequência, vem a Regional de Paranaguá, com aproximadamente 1500 casos a menos.

O secretário estadual de Saúde Beto Preto destaca a importância do apoio da população no combate à dengue. Ele considera que parte significativa dos criadouros do aedes aegypti está em ambiente doméstico e pede que os paranaenses busquem eliminar focos de reprodução do mosquito que transmite a doença, evitando acumular água em pneus e garrafas pet, por exemplo.  

A comunidade também pode ajudar a reduzir o avanço da dengue no estado, fazendo a manutenção de vasos de plantas, calhas e caixas d’água regularmente, além do descarte adequado de entulhos e materiais de construção.

O relatório também confirmou uma nova morte no estado por conta da doença. A vítima é um homem de 29 anos, morador da cidade de Morretes, no litoral paranaense. Ele não apresentava comorbidades relacionadas. Até o momento, o Paraná soma 23 óbitos em decorrência da dengue. Segundo a Sesa, Londrina é o município com maior número de mortes desde agosto do ano passado, com oito vidas perdidas.

De acordo com o último boletim municipal, mais de 13 mil notificações e aproximadamente 3.600 confirmações foram registradas em Londrina desde o início de 2021.

COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS,

Comentários