QUARTA, 17/05/2017, 19:09

Região Metropolitana perde mais de 150 postos de trabalho em abril

Apesar de uma reação sensível na criação de vagas em algumas cidades, especialista ainda não acredita em recuperação da economia.

De acordo com o boletim de abril do Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas da UTFPR, o balanço entre admissões e demissões no mercado de trabalho da região metropolitana apresentou saldo negativo de 153 postos. E Londrina contribuiu com quase metade dos empregos perdidos na região em abril, 84 vagas. No acumulado dos primeiros quatro meses do ano, a cidade segue com o saldo negativo de 227 postos de trabalho. Para o economista e professor da UTFPR, Marcos Rambalducci, o empresário ainda está inseguro diante do cenário econômico, apesar das flutuações no saldo entre admissões e demissões.

Quando o levantamento analisa os dados por área da economia, Londrina teve um mês bom para o comércio. O saldo entre admissões e demissões, foi positivo em 90 postos de trabalho. Já o setor de serviços teve um abril muito ruim, com a perda de 127 vagas. Rambalducci afirma que o que salva o setor foram os três meses anteriores.

Ibiporã foi o destaque negativo da região metropolitana e no balanço de abril perdeu 176 vagas no mercado de trabalho, basicamente, por conta do setor agrícola. O destaque no mês ficou para Rolândia, que teve um saldo positivo entre admissões e demissões no mercado local de 163 postos. Segundo Rambalducci, esse bom resultado do mês foi causado em grande parte porque a cidade teve números negativos no varejo em meses anteriores. E que essa reação é apenas cíclica.

No acumulado dos últimos doze meses, Londrina teve um saldo negativo entre admissões e demissões de quase 3.800 vagas no mercado de trabalho, uma redução de quase 2,5% em um ano. O acompanhamento e análise mensal do mercado de trabalho nas cinco principais cidades da região metropolitana é realizado pelo Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas do campus de Londrina da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Comentários