SEGUNDA, 20/04/2020, 06:35

Regional de saúde recebe equipamentos de proteção individual para enviar às Unidades Básicas de Saúde de municípios da região

Algumas UBSs estavam ameaçando fechar por falta dos EPIs.

Os municípios que compõem a 17ª Regional de Saúde, já começaram a receber os Equipamentos de Proteção Individual – EPIs que estavam em falta principalmente em Unidades Básicas de Saúde de cidades pequenas da região. É o caso de Guaraci que ameaçava fechar as unidades por falta dos materiais.

De acordo com a diretora da 17ª Regional de Saúde, Lúcia Lopes, os materias já estão sendo disponibilizados, mas a falta deles é uma realidade em todo o País.

Apesar de o abastecimento ser feito agora, a população precisa se conscientizar de que esses materiais precisam estar disponíveis para os profissionais de saúde. O alerta é para que a população em geral utilize máscaras caseiras para o setor dar conta de atender a demanda da saúde.

Além dos EPIS, a secretaria da Saúde do Paraná já fez a distribuição de 17 mil comprimidos do medicamento cloroquina para todas as Regionais de Saúde e 28 hospitais de referência. A quantidade é suficiente para 850 tratamentos. Nos próximos dias a Sesa deve receber do Ministério da Saúde mais 27 mil comprimidos.

Segundo orientações do Ministério da Saúde, a cloroquina pode ser usada em pacientes hospitalizados com infecções graves da Covid-19, como coadjuvante no tratamento clínico, desde que devidamente receitada e acompanhada por profissional médico.

Comentários