SEGUNDA, 17/06/2019, 18:06

Reitor da UEL pede esclarecimentos sobre proposta do governo do estado da nova lei de gestão das universidades

O projeto de lei será apresentado ainda para toda a comunidade acadêmica para só então voltar com as análises para a Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Foi anunciada recentemente pelo governo do estado, a proposta de lei que estabelece novos parâmetros para a gestão de pessoal e repasse de recursos as universidades estaduais.

De acordo com o governo o projeto faz parte de um estudo feito por uma equipe técnica da Superintendência que busca estabelecer critérios objetivos sobre a administração didático-científica, patrimonial, de gestão financeira e de pessoal das instituições.

A Lei Geral das Universidades visa melhorar a qualidade no ensino, por meio dos índices de avaliação nacionais e internacionais, criar mecanismos para a administração eficiente e estabelecer critérios públicos transparentes, respeitando a diversidade de cursos nas universidades.

De acordo com o reitor da Universidade Estadual de Londrina – UEL, Sérgio de Carvalho, ainda faltam informações sobre os critérios dos novos procedimentos. Um cronograma de discussões vai ser elaborado com a comunidade acadêmica para especificar a lei.

Ainda de acordo com o reitor da UEL, a nova lei está associada à folha de pagamentos e como se dará a distribuição.

A preocupação maior é com a recomposição do quadro de servidores com o grande número de aposentadorias já em andamento.

Outro ponto que preocupa o reitor é a falta de incentivo a inovação.

O reitor vai se reunir na quarta-feira pela manhã em Curitiba com técnicos da Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado.

A proposta ainda será debatida pelos reitores com a comunidade acadêmica e reapresentada ao estado no dia 15 de julho.

Comentários