TERCA, 18/12/2018, 19:43

Relatório criminal da Secretaria de Segurança mostra redução de 25 mil roubos e furtos no Paraná em 2018

Número de ocorrências nos primeiros nove meses do ano caiu em todas as Áreas Integradas de Segurança.

O número de roubos registrados no Estado, de janeiro a setembro de 2018, caiu em todas as 23 Áreas Integradas de Segurança, em comparação com o mesmo período de 2017. Nos nove primeiros meses desse ano, de acordo com o relatório estatístico criminal da Secretaria de Segurança Pública, foram registrados no Paraná 25 mil furtos e roubos a menos que no mesmo período do ano passado. O número representa uma redução de 24%.

Somente no caso dos roubos, foram 46 mil ocorrências até setembro de 2018, 14 mil a menos que os 60 mil registrados nos primeiros nove meses de 2017. Em Curitiba, que fica na 1ª Área Integrada, a queda foi de pouco mais de 18%, e nos municípios da Região Metropolitana da capital, que pertencem a 2ª Área, a redução foi maior: 25%.

As maiores quedas no número de roubos e furtos ocorreram no interior do Estado. Na 7ª Área Integrada de Segurança, que fica em Guarapuava, a redução foi de mais de 44%. Depois aparece a 16ª Área, em Paranavaí, que registrou queda semelhante, de quase 44%. Na sequência aparece a 20ª Área Integrada de Segurança, aqui de Londrina, que teve redução de 42% nos casos de roubos e furtos.

A comandante-geral da Polícia Militar, coronel Audilene Rocha, afirma que os resultados refletem um modelo de policiamento ostensivo que associa o trabalho de inteligência a uma maior proximidade com a comunidade. A comandante da PM destacou ainda o patrulhamento ostensivo e as inúmeras operações realizadas nas cidades de grande porte do Estado.

Os roubos a veículos caíram pouco mais de 31%, a residências 27%, e ao comércio 25%. No caso dos furtos, o levantamento da secretaria de Segurança mostra queda nos registros em 21 das 23 Áreas Integradas de Segurança, mas a redução geral foi menos expressiva. Em todo o Estado foram quase 10 mil casos a menos nos nove primeiros meses do ano, diminuição de 7%. Com destaque para os furtos de veículos e a residências, que caíram quase 12%.

Comentários