Reunião marca o início dos estudos para a construção do Terminal Metropolitano de Londrina
Expectativa é que essa primeira etapa de estudos leve oito meses para ser concluída
A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) promoveu uma reunião técnica para dar início aos estudos preliminares e ao anteprojeto do futuro Terminal Metropolitano de Londrina. A iniciativa visa formalizar o início dos trabalhos por parte da empresa contratada, focando no desenvolvimento das diretrizes arquitetônicas e de engenharia que vão servir como base para a construção.
A reunião contou com a participação de representantes da Casa Civil, do Departamento de Estradas de Rodagem - DER, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina - IPPUL , e da empresa contratada, além do presidente da Amep, Gilson Santos que falou da importância de um anteprojeto antes de iniciar as obras.
A previsão é que este diagnóstico termine nos próximos 30 dias e a partir da entrega, a empresa contratada deve finalizar o projeto em oito meses.
A área do terreno, que será o novo Terminal Metropolitano, conta com mais de 12 mil metros quadrados e foi adquirida pelo Governo do Estado pelo valor de R$ 19 milhões, através da Amep, no começo deste ano.
O terreno fica em frente ao Terminal Central da cidade. O objetivo é facilitar a integração entre os ônibus urbanos, que circulam dentro de Londrina, e os metropolitanos, que atendem cerca de 50 mil pessoas residentes nos municípios vizinhos, especialmente Cambé, Ibiporã, Rolândia e Jataizinho, e que se deslocam para a cidade diariamente.
A expectativa é de que a obra seja iniciada ainda neste ano e possa ser entregue à população até 2026. Além dos terminais de embarque e desembarque, a estrutura contará com amplo complexo comercial e de serviços disponíveis aos milhares de usuários do transporte coletivo metropolitano.