TERCA, 08/05/2018, 19:32

Rolândia corta cargos comissionados e outras despesas para reduzir custos com a folha de pessoal

Algumas das medidas anunciadas já começaram a valer, outras dependem da aprovação pela Câmara. Plano é chegar a 48% de gastos com o pagamento dos servidores municipais.

A Prefeitura de Rolândia anunciou uma série de medidas para baixar os gastos do Município com a folha de pessoal. O pacote veio depois de um alerta emitido pelo Tribunal de Contas do Estado, em dezembro do ano passado, que advertia o Município sobre o fato de ter ultrapassado o limite de gastos com pessoal imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 54% da receita municipal.

Na época, o custo da folha de Rolândia era de cerca de 61% da arrecadação. Segundo o Prefeito da cidade, Doutor Francisconi, algumas dessas medidas precisam passar pela Câmara, mas outras já começaram a valer. Todas seguem as recomendações feitas pelo Tribunal de Contas.

De acordo com o Prefeito, o município vem enfrentando uma redução drástica da arrecadação nos últimos meses e que a situação deve continuar assim pelos próximos meses.

Ele afirma que já na última medição do TCE, o município conseguiu sair dos 61% e chegar a pouco mais de 56%. Doutor Francisconi explica que as medidas fazem parte do planejamento para que a cidade chegue, em abril do ano que vem, a apenas 48% da receita comprometida com a folha de pessoal.

De acordo com o Prefeito de Rolândia, a recuperação da economia ainda não chegou a Rolândia, que continua sofrendo com a queda na arrecadação. No acumulado dos últimos 12 meses, a Prefeitura registrou inclusive redução na receita em alguns meses. Apesar desse cenário, segundo Doutor Francisconi, não há nenhuma possibilidade de aumento de impostos para elevar a arrecadação.

Comentários