SEXTA, 17/09/2021, 19:15

Sábado de manifestações a favor e contra Conselho Municipal LGBTQIA+

Projeto de Lei que propõe criação do núcleo chegou a ser retirado de pauta na Câmara de Vereadores por conta de protestos.

Entidades representativas realizam neste sábado um cortejo em apoio ao Conselho Municipal dos Direitos LGBTQIA+. Com início às 9h, as ações são direcionadas à conscientização sobre o papel do núcleo e a rebater falsas informações a respeito do tema.

O Projeto de Lei que propõe a criação do Conselho esteve no centro de uma série de debates ao longo da semana.Após a proposta ter sido retirada de pauta na Câmara de Vereadores, o prefeito Marcelo Belinati se posicionou nas redes sociais a favor do PL.

Meire Moreno, integrante da Frente Feminista de Londrina, uma das entidades que organizou a manifestação, considera importante o debate sobre o assunto também como forma de demonstrar a importância de uma maior participação da comunidade na construção de políticas públicas no município.

Segundo ela, a população LGBTQIA+, atualmente, tem pouca presença nos espaços de decisões políticas em Londrina. Por isso, a criação do Conselho é fundamental para garantir que os direitos sejam atendidos e demandas desses grupos alcancem a esfera pública.

Para reduzir os riscos de contaminação pelo coronavírus, Meire Moreno recomenda que os participantes do evento adotem as medidas de prevenção à Covid-19, como distanciamento, uso de máscara de proteção e higienização das mãos.

Além do cortejo, outro grupo organizou uma passeata contra o Projeto de Lei na manhã deste sábado. A manifestação estava prevista para ter início às 9h, no cruzamento da avenida Tiradentes com José Alencar.

Por Victor Assis

Comentários