QUARTA, 13/01/2021, 18:20

Sala do Empreendedor orienta quem precisa fazer declaração anual do MEI.

Quem não entregar documento pode ficar sem acesso aos benefícios da modalidade. Prazo vai até último dia de maio.

Quem é Microempreendedor Individual, conhecido pela sigla MEI, precisa estar atento às obrigações fiscais no início do ano. Isso porque, além da taxa mensal de arrecadação, o prazo para a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional já está valendo e vai até o dia 31 de maio. Marilza Miranda, gerente da Sala do Empreendedor de Londrina, explica que o empresário deve informar o faturamento bruto da empresa referente ao ano anterior. O serviço da prefeitura atende MEI’s que queiram auxílio para a tarefa.

Ela destaca que realizar a declaração é importante para manter os compromissos do empreendimento em dia e ter direito aos benefícios da previdência social, como auxílio-doença e salário maternidade.

A categoria tem crescido nos últimos anos por conta do processo simplificado para abertura das empresas. Em 2020, muitos optaram pela modalidade com a perspectiva de se reinventarem profissionalmente. Pessoas maiores de 18 anos, que não são sócios de outras empresas e com faturamento anual de até 81 mil reais podem se tornar microempreendedores individuais.

Além da orientação para a Declaração Anual, a Sala do Empreendedor também oferece outros serviços relacionados ao MEI, como forma de incentivar a formalização de pequenos negócios. O atendimento é gratuito.

A gerente da Sala do Empreendedor explica que aqueles que deixaram de fazer a declaração em anos anteriores podem procurar o serviço para regularizar a situação. O MEI que está em atraso precisa pagar uma multa, com o valor mínimo de R$50,00. Ela afirma, porém, que a taxa pode ter desconto de até 50%.

Marilza Miranda alerta que a Sala do Empreendedor realiza os atendimentos por meio de agendamento eletrônico, que pode ser feito no portal da prefeitura de Londrina. O horário de funcionamento é das 12h às 18h.

Comentários