Sanepar conclui mais uma etapa da obra que moderniza a captação de água em Arapongas
O empreendimento tem investimentos de R$ 4,47 milhões e deve ser concluído nos próximos meses
Em um trabalho de grande complexidade, cerca de 50 profissionais atuaram na segunda etapa de interligações dos novos equipamentos da obra de ampliação do Sistema Produtor de Água de Arapongas. São engenheiros civis, eletricistas, mecânicos, técnicos eletromecânicos, técnicos em edificações e de segurança, soldadores, caldeireiros, montadores e pedreiros.
Segundo o gerente regional da Sanepar em Arapongas, Leonardo Violin, a obra é muito importante porque vai dar um incremento de 25% na produção do sistema que abastece o município de Arapongas.
O empreendimento tem investimentos de R$ 4,47 milhões e deve ser concluído nos próximos meses. Leonardo Violin conta que a obra consiste na substituição de todo o sistema de barrilete (conjunto de conexões) de duas estações elevatórias de água in natura, da unidade de captação de água da Sanepar no Ribeirão Apertados, com complementos para a interligação de dois novos reservatórios hidropneumáticos (RHOs), com 10 e 15 mil litros de capacidade cada.
Na primeira e segunda etapas de interligações, nos dias 27 de julho e 17 de agosto, foram substituídas as tubulações e registros com diâmetros que variam entre 150 e 450 milímetros, de ferro dúctil por aço. A vazão das unidades que é de 900 metros cúbicos por hora (m3/h) vai para 1.125 m3/h.
Muitos equipamentos foram utilizados durante a obra de ampliação do sistema de captação de água da Sanepar no Ribeirão dos Apertados. Caminhões Munck, com capacidade de carga para içamento de 45,5 toneladas, talhas, monovias, máquinas de solda, parafusadeiras e lixadeiras foram usadas no trabalho intenso que durou 20 e 22h.