Saúde de Londrina inicia vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório para gestantes
A cidade recebeu 1.684 doses da nova vacina contra o vírus pode causar bronquiolite grave em recém-nascidos
A secretaria de Saúde de Londrina iniciou a distribuição das doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que pode causar bronquiolite grave em recém-nascidos. E em Ibiporã, a vacinação deve começar nesta terça-feira (9).
De acordo com a secretária de saúde Londrina, Vivian Feijó, a distribuição das doses começou pela zona sul, seguindo para todas as outras regiões da cidade.
Ainda de acordo com a secretária, a vacina é aplicada em dose única em mulheres a partir da 28ª semana de gestação, sem restrição de idade materna e ressaltou a importância do imunizante para as gestantes e bebês.
A saúde de Londrina recebeu 1.684 doses da nova vacina e a expectativa é receber um novo lote em breve e que nascem na cidade aproximadamente 6 mil bebês por ano.
Pela primeira vez, a vacina está disponível gratuitamente pelo SUS e a Prefeitura de Ibiporã, informou que iniciou o agendamento de gestantes para vacinação contra o vírus.
De acordo com a prefeitura, o agendamento pode ser feito via internet, por meio do preenchimento de um formulário no site da prefeitura. Moradoras sem acesso à internet podem realizar o agendamento pessoalmente nas UBSs ou no Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin. A previsão da saúde é de começar a vacinação a partir de terça-feira (9).