TERCA, 25/01/2022, 10:00

Saúde libera agendamento de 4ª dose de vacina contra Covid-19 para imunossuprimidos

O grupo inclui pessoas em tratamento de quimioterapia e hemodiálise

Em Londrina, a secretaria de saúde liberou o agendamento para que pessoas imunossuprimidas com mais de 18 anos recebam a quarta dose de vacina.  A partir de hoje quem recebeu a terceira dose há 120 dias ou mais, tem mais de 18 anos e possui alto grau de imunossupressão, deve acessar o Portal da Prefeitura e fazer o agendamento.

Se enquadram nestes critérios de alto grau de imunossupressão: pessoas com imunodeficiência primária grave; que fazem hemodiálise; em tratamento quimioterápico para câncer; pacientes com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias e as pessoas que vivem com AIDS/HIV; paciente em uso de doses altas de corticoide.

Até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde registrou a aplicação de, aproximadamente, 2.800 doses de reforço em imunossuprimidos. Essa dose extra para os imunocomprometidos é uma estratégia importante do Plano Nacional de Imunização, já que essas pessoas apresentam uma redução maior da eficácia da vacina com o passar do tempo e estão mais sujeitos às complicações da doença, especialmente com o surgimento de novas variantes.

Em Londrina, a aplicação das vacinas contra Covid-19 é realizada em cinco salas exclusivas: o Centro de Imunização da Zona Norte e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Jardim do Sol, Alvorada, Ouro Branco e Eldorado. 

Por Guilherme Marconi

Comentários