Secretaria de Estado da Saúde alerta para cuidados com escorpiões
Este ano, já são aproximadamente 3.603 casos de picadas por escorpião no Paraná
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) reforça os cuidados necessários para prevenir acidentes com escorpiões. Nos últimos anos, o número de notificações de acidentes com escorpiões no estado tem crescido. Por isso, a importância da prevenção e do cuidado contínuo em terrenos baldios e nos quintais de residências, evitando o acúmulo de entulhos.
Em 2024, o estado registrou 6.525 casos de picadas por escorpião. Este ano, já são aproximadamente 3.603 casos. O Paraná possui atualmente 225 serviços de saúde, que são referência para a aplicação de soros, distribuídos nas 22 Regionais de Saúde do Estado. As Regionais atuam com plantões permanentes para apoio e a disponibilização desses insumos em todos os casos de acidentes
Devido ao registro do óbito de uma criança de três anos por picada de escorpião, registrado no município de Cambará, no Norte Pioneiro do estado, a Secretaria da Saúde do Paraná enviou uma equipe de profissionais para busca ativa de escorpiões no bairro onde o menino morava com a família, e aproximadamente 300 escorpiões foram encontrados. Cambará já registrou 68 casos de picadas de escorpiões.
Os escorpiões tendem a buscar abrigo e alimento dentro das casas, aumentando a possibilidade de contato com as pessoas. No Paraná, a espécie mais comum é o escorpião-amarelo, cuja picada pode provocar reações graves, principalmente em crianças, idosos e pessoas com histórico de alergias.