QUARTA, 21/06/2017, 19:06

Secretaria de Saúde encerra campanha de vacinação com 90% de cobertura

Vacina para dois grupos de risco ainda está disponível nas Unidades Básicas de Saúde.

A Secretaria de Saúde divulgou o balanço final da campanha de vacinação contra a gripe na cidade. Foram imunizadas mais de 157 mil pessoas, o correspondente a quase 90% da meta estipulada, que era de 167 mil pessoas. Esse total corresponde à vacinação da campanha oficial para os grupos prioritários e mais 15 mil doses que foram destinadas à população em geral. Dos grupos de risco, dois destaques positivos. As pessoas acima de 60 anos foram as que mais se imunizaram. A meta foi superada e mais de 66 mil idosos foram vacinados. Outro destaque ficou para os 16 mil profissionais da saúde. Quase todos se vacinaram e a cobertura ficou próxima dos 100%. Segundo o secretário de Saúde, Felippe Machado, a campanha foi positiva, já que o município conseguiu uma cobertura praticamente igual à do Paraná, que ficou entre os estados que mais vacinaram no país.

Ficaram abaixo da expectativa, o grupo das gestantes e puérperas, que atingiu somente 60% da meta definida pela secretaria de Saúde. Do universo de 6.300 mulheres, só 3.800 se vacinaram. O secretário de Saúde destaca a baixa vacinação do grupo das crianças de 6 meses a menores de 2 anos, que também não atingiram a totalidade de 30 mil vacinadas. Pouco mais de 19 mil receberam a dose, o que representa 64% da meta.

Ainda podem receber a vacinação contra a gripe nas Unidades Básicas de Saúde as crianças com idade entre 6 meses e menores de 2 anos que precisam tomar a segunda dose obrigatória. A segunda dose é voltada a crianças com esta faixa etária que não tomaram a vacina no ano passado e receberam a primeira dose durante a campanha de 2017. A segunda dose deve ser feita com intervalo de 20 dias.

Comentários