SEXTA, 27/01/2017, 19:09

Secretaria de Saúde realiza mutirão contra a dengue

Moradores das regiões norte, leste e oeste serão orientados sobre os cuidados básicos para evitar focos do Aedes aegypti.

Mais de 70% dos focos do mosquito da dengue constatados pelos agentes de endemias em Londrina estavam em vasos de plantas, bebedouros de animais e recipientes plásticos deixados nos quintais das residências. Por isso, neste sábado, agentes da Secretaria Municipal de Saúde vão promover ações educativas nos jardins Paulista (na região norte) e Santa Rita (na zona oeste) e também na Vila Yara (na zona leste).

A educadora em endemias, Lucimara Vasconcelos, explicou que haverá entrega de panfletos e distribuição de sacolas para o recolhimento de lixo.

O primeiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) teve resultado de 4,1%. No entanto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que esse índice permaneça abaixo de 1%. A cidade está em alerta e as ações de combate ao mosquito serão intensificadas.

Em alguns bairros de Londrina, o levantamento apontou infestação acima dos 20%. No Parque Germano Balan (na zona norte), a cada 100 imóveis, 40 apresentaram focos do mosquito. Por lá, a ação será diferenciada com agendamento de visitas nas empresas.

Na próxima semana, as ações serão realizadas em supermercados da cidade. Desde 1º de janeiro deste ano, quatro casos de dengue foram confirmados em Londrina.

Por Pauta CBN

Comentários