SEGUNDA, 13/01/2020, 07:07

Secretaria estadual de saúde recebe lote de vacina pentavalente

A imunização estava em falta nos postos de saúde de todo o Paraná. Agora, a distribuição começa a ser regularizada.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu 44 mil doses da vacina pentavalente. A previsão segundo o Ministério da Saúde, é que nesta semana o Paraná receba mais 45 mil doses para atender aos municípios. As doses estão em falta nos postos de saúde de Londrina e de outros municípios. O secretário Beto Preto explica que o problema estava no envio das vacinas pelo governo federal.

De acordo com a Sesa, o Paraná precisa, em média, de 60 mil doses por mês para abastecer as 22 regionais de saúde. Mesmo com envios de remessas programados, a quantidade não é suficiente para atender toda a demanda. A previsão é que o abastecimento seja normalizado só no final do mês.

As vacinas, principalmente a pentavalente, são ofertadas gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A orientação é que, mesmo com a defasagem, os pais continuem o esquema de vacinação dos filhos. É importante, de acordo com o secretario, consultar a disponibilidade de dose no posto de saúde mais perto de casa.

A vacina pentavalente é aplicada em três doses. Ela protege a criança contra várias doenças ao mesmo tempo (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra infecções no nariz, meninge e na garganta).

Por Claudia Lima

Comentários