SEGUNDA, 13/09/2021, 11:51

Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas vai limitar o uso da vacina AstraZeneca

Apenas pessoas com mais de 60 anos poderão tomar a segunda dose do imunizante produzido em parceria com a Fiocruz, enquanto não chegarem novos lotes

A limitação em relação ao uso da vacina AstraZeneca, em Arapongas, foi tomada devido ao baixo estoque de doses desse imunizante. A partir de agora, as 200 doses disponíveis vão ser aplicadas apenas nos idosos acima dos 60 anos e que já completaram três meses do recebimento da 1ª dose. As pessoas abaixo de 60 anos - que já completaram três meses do recebimento da 1ª dose - deverão aguardar novas orientações do município. Segundo o secretário de saúde, Moacir Paludetto Jr, provavelmente haverá combinação com a vacina da Pfizer para a segunda dose daqueles que já estão com o prazo de aplicação vencendo.

As medidas estão sendo tomadas após o recebimento do último lote de vacinas contra a Covid-19, que continha apenas vacinas Coronavac e Pfizer. O atraso no envio de lotes de vacinas da AstraZeneca foi confirmado no início do mês pela Fiocruz. A combinação de primeira dose do imunizante de Oxford com segunda dose da Pfizer já foi anunciada para São Paulo. Aguarda-se o posicionamento oficial da SESA em relação ao Paraná. Atualmente a Fiocruz está em fase de produção das vacinas. Está prevista a entrega de um novo lote para o Ministério da Saúde na semana do dia 13 a 17 de setembro, porém, ainda não se sabe quantas doses serão disponibilizadas para o estado do Paraná e, consequentemente, para Arapongas.

Para as próximas duas semanas, Arapongas tem 9.367 pessoas cadastradas para tomar a 2ª dose da vacina AstraZeneca.

Por Livia de Oliveira

Comentários