QUINTA, 24/02/2022, 11:22

Secretário de Segurança do Paraná diz que aguarda definição do governo federal sobre uso de Câmeras Corporais na Polícia Militar

Corporações em estados como São Paulo e Santa Catarina já utilizam equipamento que diminui registro de violência policial.

Em Londrina na quarta-feira, o secretário estadual de Segurança Pública do Paraná, coronel Rômulo Marinho Soares, desconversou sobre a adoção de câmeras corporais para os policiais militares do Paraná.  O uso do equipamento acoplado às fardas e viaturas é cobrado pelo Ministério Público e órgãos e conselhos ligado em defesa dos direitos humanos.

Entretanto. Romulo Soares disse que espera uma padronização do uso das câmaras pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Segundo ele, ainda é preciso uma tomada de preços geral para o país.  O secretário do governo Ratinho Junior (PSD) também não passou um prazo para implantação do sistema no Estado.

Estudos também mostram que o uso de câmeras nas fardas de policiais resultam em queda de até 60% no uso de força pelos agentes de segurança.  A medida já é adotada em estados como São Paulo e Santa Catarina.   Ainda que com excesso de cautela, o secretário de segurança diz que vê com bons olhos o uso do equipamento.

Por Guilherme Marconi

Comentários