SEXTA, 11/12/2020, 10:42

Secretário estadual de Saúde, Beto Preto, participa de reunião com sobre o plano nacional de vacina contra a covid-19

O Ministério da Saúde prevê o início da distribuição nacional dos primeiros lotes entre janeiro e março de 2021.

 

A Secretaria da Saúde do Paraná participou nesta quinta-feira de reunião por videoconferência com a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde para discussão do Plano Preliminar Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Segundo a Sesa, o plano vem sendo elaborado desde o mês de setembro, com a participação de técnicos de todos os estados e de representantes de instituições da área da saúde, como Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Conass, (Conasems), Fiocruz, Instituto Butantan e conselhos nacionais de profissionais.

O secretário estadual Beto Preto, o Governo do Estado disse que irá seguir as recomendações do Programa Nacional de Imunizações e diz que neste momento o Paraná também está aberto a negociações com fabricantes das várias vacinas em testes finais.

 

Com informações da Agencia Estadual de Noticias, repórter Guilherme Marconi.

Hoje existem 48 vacinas em estudo clínico; 11 estão em fase mais avançada de aprovação, e o ministério da saúde ainda não definiu qual irá adquirir.

Os critérios para elencar os primeiros grupos a receberem a vacina ainda estão sendo estabelecidos, mas no momento já foi estabelecido que trabalhadores da saúde, pessoas de 80 anos e mais; pessoas de 75 e 79 anos e indígenas. Os demais grupos e faixas etárias serão incorporados no decorrer da campanha.

O Ministério da Saúde prevê o início da distribuição nacional dos primeiros lotes, com 30 milhões de doses de vacinas, entre janeiro e março de 2021.

O Paraná tem 1.850 sala de vacina distribuídas nos 399 municípios. O secretário Beto Preto comentou ainda sobre a circulação do vírus no Estado,  sobre a superlotação de leitos e também fez um alerta para população evitar eventos de final de ano.

Por Guilherme Marconi

Comentários